quinta-feira, 10 de março de 2011

Governo Regional abandona projecto de arranjo urbanístico da Baía de Câmara de Lobos

É já oficial o abandono do projecto anunciado a uns anos atrás como o mais importante para reestruturar a malha urbana do Centro da Cidade de Câmara de Lobos, conhecido como “Projecto de arranjo urbanístico da Baía de Câmara de Lobos”.


Como se sabe esta intervenção foi entregue ao Arq. Paulo David, que projectou um conjunto de equipamentos públicos junto as instalações da antiga serragem (agora actualmente a funcionar como parque de estacionamento descoberto) e o conjunto edificado adjacente, onde seria construído um anfiteatro, um parque de estacionamento subterrâneo, vários edifícios para equipamentos públicos e o prolongamento do Caminho Marítimo da Trincheira, que ligaria a Promenade da Praia Formosa, as Salinas e a Baía de Câmara de Lobos.

Esta intervenção foi já considerada pelo Governo Regional através da própria Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento (SMD), como extremamente importante para dotar de qualidade, espaços que são importantes para dar a Câmara de Lobos condições de atractividade turística que ainda não possuí que potenciem o comércio e o turismo na baixa câmara-lobense.

Lamentavelmente, Câmara de Lobos perde mais uma vez, uma oportunidade de dar o salto qualitativo que tanto necessita para se afirmar no mercado do turismo regional ao ver abandonado este projecto, que pelos visto teve a anuência da Câmara Municipal, que mais uma vez é passiva perante o recuo do Governo Regional nas promessas que deixam mais uma vez de ser cumpridas para este Concelho.

Estamos perante mais uma promessa que vai ficar por cumprir, estamos também perante mais um bom projecto que custou dinheiro do erário público e que é mais um a ser pura e simplesmente deitado fora,  para não falar dos custos com expropriações, sendo que lamentavelmente o dinheiro que seria necessário para fazer esta importante obra pelos vistos vai ser mal gasto, numa outra intervenção essa sim desastrosa para Câmara de Lobos, que é a construção do Porto de Pesca na pitoresca Baía, que a própria intervenção abandonada da SMD salvaguardava, o que é uma verdadeira pena…
Ficam aqui algumas imagens do projecto da autoria do Arq. Paulo David, publicado na revista 2G, que lhe dedicou um número, apresentando várias das suas obras, onde se inclui esta.

Sem comentários: